Historial

Conheça melhor a nossa história
A Associação de Natação da Madeira é uma entidade constituída por escritura pública realizada no Terceiro Cartório Notarial do Funchal em 23 de Janeiro de 1992, e cuja publicação de estatutos consta da II Série do JORAM de 10 de Fevereiro seguinte. Foram clubes subscritores desse ato o Club Sport Marítimo, representado pelo Dr. Sílvio Sousa, o Clube Desportivo Nacional, representado pelo Prof. António Jorge Andrade, o Clube de Futebol União, representado por António José Nóbrega e o Centro Social e Desportivo de Câmara de Lobos, representado por Rui Agostinho Fernandes.

No entanto, devido a vicissitudes várias que a marcaram desde o seu nascimento, a Associação de Natação da Madeira não chegou nessa altura a entrar efectivamente em funções, nem tão pouco a eleger órgãos sociais, ficando-se pela sua figura jurídica durante mais de uma década. Neste período (1992-2003), a modalidade continuou a funcionar sob a égide da Associação de Desportos da Madeira, entidade que a supervisionou desde 1958, sucedendo à extinta Liga Madeirense dos Desportos Náuticos, que havia sido fundada em 1922.

Timeline

Reunião de Clubes

Sob convocatória do Club Sport Marítimo, reúnem-se nas instalações do Clube Naval do Funchal os seguintes clubes: Clube Sport Marítimo, Clube Naval do Funchal, Grupo Desportivo do Estreito, Clube Desportivo Aquático e Clube de Natação da Madeira. O processo, que iria demorar cerca de três anos até estar concluído, envolvendo pelo caminho outros clubes como a A.C.D.R. Jardim da Serra e o C.D. Garachico, passa a integrar na sua fase final o Clube Desportivo Nacional, um dos baluartes da história da natação madeirense.

11 Novembro de 1999

24 Fevereiro de 2003

Eleição dos Corpos Sociais

Acontece finalmente a eleição dos corpos sociais da Associação de Natação da Madeira. Tendo como mandatário da lista um nome incontornável da história da natação regional (Francisco Rodrigues de Sousa), e com a Assembleia Geral a ser liderada por outra figura histórica (António Gil Silva), a lista presidida pelo Dr. José Augusto Araújo recolhe a abstenção do Clube Naval do Funchal e o voto favorável de todos os restantes clubes. Quatro dias depois, acontece a tomada de posse da lista, colocando ponto final a um longo e conturbado processo de formação.

InÍcio de Funções

A Associação de Natação da Madeira viria a assumir oficialmente a responsabilidade de gestão da natação regional a partir de 1 de Outubro de 2003, ou seja, no início da época desportiva de 2003/2004.

1 Outubro de 2003

A referida Direção presidida por José Augusto Araújo manteve-se em funções até ao final da época de 2007/2008, sendo que a partir de Setembro de 2008 (no inicio da época 2008/2009) e até Novembro de 2012 foi presidida por André Barreto, que finalizou o seu mandato de quatro anos.

Atualmente, o Presidente da Direção da Associação de Natação da Madeira é Avelino Silva, estando na Presidência da Assembleia Geral Rui Miguel da Silva Barreto, num mandato que terminará em 2021.
 
Convocatória da Assembleia Geral Ordinária da Associação de Natação da Madeira Saber Mais!
.