ANMADEIRA

Associação de Natação da Madeira

Madeira voltou a mostrar que está nos grandes palcos internacionais

O Funchal voltou a receber, no passado fim-de-semana mais um grande espectáculo internacional de natação em águas abertas, e que contou com mais de oito dezenas de nadadores, entre madeirenses, continentais e estrangeiros.

Naquela que foi a quarta edição do Madeira Island International Swim Marathon, organização a cargo do Clube Naval do Funchal, a prova rainha, dos 10 quilómetros teve a supremacia da selecção espanhola, que aproveitou as excelentes condições de tempo e de mar da Região para, não só se preparar para uma nova época internacional, como também para competir com a selecção portuguesa que começa a dar mostras na modalidade de águas abertas.

O internacional espanhol Rogger Rabassa Iglesias veio a ser a grande figura da prova ao vencer com o tempo de 1:48:20.31 horas. Já o seu colega Giullem Paujo Belmonte foi segundo classificado, a apenas 34 segundos do campeão, enquanto Tiago Filipe Campos veio a dar a medalha de bronze para Portugal com o registo de 1:48:22.54. Nos femininos, e num duelo a dois, Judith Navarro Silvestre, de Espanha, festejou o ouro com a marca de 2:01:43.58 enquanto a nadadora lusa, Vânia Soares Neves, foi segunda com o tempo de 2:04:04:01.

Já no percurso de 1.500 metros livres a vitória absoluta sorriu a Mário André Bonança (Sporting) com a marca de 15:21:10 minutos, enquanto os restantes lugares do pódio foi entregue ao júnior madeirense, João Castro (CD São Roque) com o tempo de 15:21.10, e ao ‘popular’ Luís Pedro Silva (16:32.84).

Ligar Ribeira Brava ao Funchal

No dia de ontem o evento contou com uma longa travessia entre a Ribeira Brava e o Funchal, num percurso de 13 quilómetros e outra de quatro quilómetros que ligou Câmara de Lobos à capital madeirense.

O espanhol Carmelo Santana Sanchez e Susana Novais Santos - única portuguesa a ligar as Berlengas a Peniche - seriam os grandes vencedores com os tempos de 2:56.00 horas e 3:12.59 respectivamente.

Na prova curta o domínio foi para o clube organizador, com o paralímpico Emanuel Gonçalves a triunfar na prova masculina, enquanto Susana Gomes, atleta que esteve em bom plano nos Mundiais de Masters este ano, festejou no sector feminino, tendo igualado a mesma marca que o seu colega.

Clube Naval do Funchal

Realizou-se durante a manhã deste sábado, a primeira parte da quarta edição da Madeira Island International Swim Marathon, sendo a prova principal dominada pelos atletas espanhóis.

A prova oficial, de 10 km, teve como vencedor Rogger Rabassa Iglesias, com um tempo de 1:48:20.31, seguido de Giullem Paujo Belmonte. Tiago Campos foi o melhor português em prova, conquistando a medalha de bronze.

No feminino, a espanhola Judith Navarro cumpriu o percurso em 2:01:43.58, seguida de Vânia Neves, com 2:04:04.01.

No percurso de 1500 metros livres, o grande vencedor foi Mário Bonança do Sporting com o tempo 15:21:10. A segunda posição foi ocupada por Manuel Gonçalves com o tempo de 15:51:84 e na terceira posição ficou Pedro Freitas, com o tempo de 19:52:54, ambos atletas do Clube Naval do Funchal.

A prova contou com 80 atletas, entre as duas seleções de águas abertas de Portugal e Espanha. O percurso foi montado em frente à sede do Clube Naval do Funchal, Quinta Calaça contando com muito público a assistir e a apoiar os atletas.

O Madeira Island International Swim Marathon vai ter um elenco de luxo, assinalou ontem Mafalada Freitas, presidente do Clube Naval do Funchal, durante a apresentação do evento.

Asseguradas estão as participações de Judith Navarro, Raúl Santiago e Sergio Sebastian, internacionais espanhóis já com resultados importantes em termos em Europeus e Mundiais, bem como de vários portugueses: Vânia Neves, que foi 24.ª nos Jogos Olímpicos Rio’2016, Angélica André, 8.ª classificada na Taça do Mundo Setúbal’2017, Diogo Marques, 13.º nos 10 km do Campeonato da Europa Juniores, e Rafael Gil, actual campeão nacional dos 10 km.

Simone Fragoso, atleta paralímpica, que ficou em sexto lugar nos 50 metros Mariposa S5 nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, participará na prova de 1.500 metros.

A prova desenrola-se este sábado, com início às 9h30, para a prova de 10 km. Pelas 12h00 acontecerá a prova do 1.500 metros, segundo do Kids Race – (12h30).

À tarde (15 horas), haverá lugar a Workshop sobre natação em Águas Abertas, onde será interveniente Mário Bonança, técnico de Natação Adaptada do Sporting Clube de Portugal.